O Som da Copa 2010

Olás!!! Sei que tô sumida mas consegui um tempinho pra postar sobre a Copa..

Não podia deixar de falar deste clipe ma-ra-vi-lho-so da Shakira, da música escolhida pela FIFA como canção oficial da Copa do Mundo 2010: Waka waka (This time for Africa). Conheci por minha prima e assim como ela, me apaixonei pela música/clipe. Muito empolgante, clima total de Copa, na minha opinião é realmente e literalmente SHOW DE BOLA!! Aí vai:

“Foi muito empolgante gravar esse clipe. Acho que foi assim porque ele traz o conceito de integração e tolerância. Acho que é uma mensagem poderosa.”, declarou a cantora.

E pra quem, assim como eu, ficou curioso pra saber o que significam aquelas frases em dialetos africanos.. poupei vcs de uma procura estressante..rs

Depois deperder um tempão no Google, encontrei no Yahoo Respostas! o seguinte:

“Waka Waka” = “Marche Marche”
“Tsamina Mina” = “Vamos-mos” ou ainda “Venha, Venha”
“Zagalewa” = “Nos esperam”

Mas, dei a sorte de encontrar um post super-esclarecedor do Blog Expressão, que diz, resumidamente, o seguinte:

1. Waka (vocábulo pidgin) = “faça”, “esforce-se”, entre outros significados diversos. Curiosidade: em japonês, significa “poesia”, “canoa”.
2. Zamina ou Zagaléwa = sucesso musical, de 1986, cantado por um grupo de Camarões chamado Golden Sounds.
3. “Tsamina mina zangalewa” = “Quem mandou você vir?” ou “De onde você veio?” – tem tom irônico: veio porque quis… Não reclame!
4. Motto (palavra italiana) = lema, filosofia de vida.
5. Yango = espere
6. Anawa = meu/minha
5. Zakumi (nome do leopardo mascote/embaixador desta primeira Copa do Mundo de Futebol no continente africano) é uma mistura de “ZA” de África do Sul (na língua local) e “Kumi” que significa dez em muitas línguas africanas.

Sou obrigada a terminar dizendo: Shakira Isabel Mebarak Ripoll, musa da Copa 2010, vc dança muuuuito!! Um dia eu chego lá!!! 😛

[Sem entrar em discussões futebolísticas, que não é o meu forte, quero dizer que não critiquei o Dunga, até agora, pq tô pagando pra ver esse Hexa sair! Vamos ver no q dá.. não vou falar nada antes da hora.. vai q o cara é um gênio incompreendido.. tá.. num é pra tanto.. rsrs Mas a esperança é a última que morre! hehe Ops, faltou o “Vai Brasiiil!!!” dã]

Waka Waka (This Time For Africa)
(Esforce-se! Esforce-se! [É a vez da África])
Shakira

You’re a good soldier
(Você é um bom soldado)
Choosing your battles
(Escolhe suas batalhas)
Pick yourself up
(Levante-se!)
And dust yourself off
(Sacuda a poeira)
Get back in the saddle
(E volte à luta)
You’re on the front line
(Você está na linha de frente)

Everyone’s watching
(Todos estão vendo)
You know it’s serious
(Você sabe que é sério)
We’re getting closer
(Estamos mais perto)
This isn’t over
(Ainda não é o fim)

The pressure’s on; you feel it
(A pressão começou; você a sente)
But you got it all; believe it
(Mas você está com tudo; acredite!)

When you fall, get up, oh oh
(Quando você cair, levante-se! oh oh)
And if you fall, get up, eh eh
(E se você cair, levante-se, eh eh)

Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir?)
Cause this is Africa
(Porque esta é a África)

Tsamina mina eh, eh
(Venha! eh! eh!)
Waka waka eh, eh
(Esforce-se! Esforce-se! eh! eh!)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir)
This time for Africa
(É a vez da África)
…………………………

Listen to your god
(Escute o seu Deus)
This is our motto
(Este é o nosso lema)
Your time to shine
(Sua hora de brilhar)

Don’t wait in line
(Não perca tempo)

Y vamos por todo
(E vamos com tudo)
People are raising
(As pessoas estão aumentando)
Their expectations
(Suas expectativas)
Go on and feed them
(Prossiga e alimente-as)
This is your moment
(Este é o seu momento)
No hesitation
(Sem hesitação)

Today’s your day; I feel it
(Hoje é seu dia: eu estou sentindo!)
You paved the way; believe it
(Você abriu o caminho; acredite!)
If you get down, get up oh, oh
(Se você desabar, levante-se! oh oh)
When you get down, get up eh, eh
(Quando você desabar, levante-se! eh eh)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir)
This time for Africa
(É a vez da África)

Tsamina mina eh, eh
(Venha! eh! eh!)
Waka waka eh, eh
(Esforce-se! Esforce-se! eh! eh!)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir?)
Anawa ah, ah
(É meu/minha! ah!ah!)

Tsamina mina eh, eh
(Venha! eh! eh!)
Waka waka eh, eh
(Esforce-se! Esforce-se! eh! eh!)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir?)
This time for Africa
(É a vez da África)

(Waka… waka eh, eh)*
(Waka… waka eh, eh)

Cause this is África…
(Porque esta é a África…)

(Tsamina mina)*
(Waka waka ah ah)
(Tsamina mina)
(Tsamina mina)
(Waka waka ah ah)

Tsamina mina eh, eh
(Venha! eh! eh!)
Waka waka eh, eh
(Esforce-se! Esforce-se! eh! eh!)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir?)
Anawa ah, ah
(É meu/minha! ah! ah!)

Tsamina mina eh, eh
(Venha! eh! eh!)
Waka waka eh, eh
(Esforce-se! Esforce-se! eh! eh!)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir?)
This time for Africa
(É a vez da África)

Yango eh, eh
(Espere! eh! eh!)
Yango eh, eh
(Espere! eh! eh!)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir?)
Anawa ah, ah
(É meu/minha! ah! ah!)

Yango eh, eh
(Espere! eh! eh!)
Yango eh, eh
(Espere! eh! eh!)
Tsamina mina zangalewa
(Quem mandou você vir?)
Anawa ah, ah
(É meu/minha! ah! ah!)

This time for Africa
(É a vez da África)
This time for Africa
(É a vez da África)

We’re all Africa
(Todos somos a África)
We’re all Africa
(Todos somos a África)

2 Respostas to “O Som da Copa 2010”

  1. Josselene Marques Says:

    Olá, Ellen!
    Fico feliz que tenha valorizado o meu post. Que bom que você o divulgou aqui neste lindo espaço.
    Parabéns pela sua forma ética de agir. Você longe, garota!
    Um abraço e uma semana abençoada para você.
    Josselene Marques.

Deixe um comentário

