Sakura!

Aprendi uma com a Regina Casé no Fantástico! E fiquei muito feliz.

Sakura!

Lê-se “sakurá” e quer dizer “cerejeira”, em japonês. Olha só, tudo a ver com o blog!!! 😀

Ela mostrou o fenômeno social japonês da apreciação de flores (hanami).
Segundo o Wikipédia, trata-se de uma tradição centenária de reunir-se para celebrar sob as árvores floridas.  A sakura zensen, como é chamada a afloração das cerejeiras, é acompanhada pelas previsões meteorológicas.  “O desabrochar começa em Okinawa em janeiro e tipicamente chega em QuiotoTóquio no fim de março ou começo de abril e algumas semanas depois em Hokkaidō. Os japoneses acompanham as previsões sobre a frente assiduamente e saem de casa em grandes números para ir a parques, santuários e templos com a família e com os amigos para festejar e apreciar as flores. Festivais Hanami celebram a beleza da cerejeira e para muitos são uma chance de relaxar e aproveitar a bela vista.”
Aqui no Brasil é difícil ver algo assim né? Mas seria ótimo se houvesse!

Curiosidades:

“A maioria das escolas japonesas e dos prédios públicos tem cerejeiras do lado de fora. Já que tanto o ano fiscal como o ano escolar começam em abril, em muitas partes de Honshū, o primeiro dia de trabalho ou de estudos coincide com a estação da sakura.”

Flores e folhas de cerejeira são ambos comestíveis e usados como ingredientes no Japão. As flores são curtidas em sal e em umezu e usado para trazer para fora o sabor de um wagashi ou anpan. Flores curtidas em sal imersas em água quente são chamadas sakurayu, que é bebido em eventos festivos como casamentos em vez do comum chá verde. As folhas, principalmente as da variedade Ōshima (Prunus speciosa) por causa da maciez, são também curtidas em água salgada e usadas para fazer sakuramochi. Já que as folhas contêm cumarina, contudo, não se recomenda comê-las demais.”

Fonte: Wikipédia

Gostou? Gostei tanto que mudei a foto do cabeçalho pra celebrar a estação também! Um dia quero ir ao Japão ver de perto as sakuras ^^ Sayonaraa!

Anúncios

Tags: , , , , , ,

5 Respostas to “Sakura!”

  1. Tatiana Caus Says:

    Meu irmão fez uma tatuagem bem legal e complementou com umas flores de cerejeira. 😉
    Vou mostrar a matéria à ele… acho que ele vai gostar! O Blog tá ótimo. Beijos e tudo de bom, amiga!

  2. Caetano Monteiro Says:

    beleza natural tem mais valor.
    parabéns pelo blog!

    beijão

  3. Perla Says:

    Em Itaquera, bairro de São Paulo encontra-se o Pq do Carmo, antiga fazenda numa região onde localiza-se uma colonia japonesa, nesse parque existem varias cerejeiras, que são lindas tanto floridas quanto no inverno onde suas folhas caem e e deixam a vista apenas seus galhos, é uma bela visão…não é o Japão mas dá curtir…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: